Reaproximando Xiquexiquenses!

ESER ROCHA! SÉRIE PREFEITOS DE XIQUE-XIQUE.

O empresário Eser Rocha foi o 14º Prefeito municipal de Xique-Xique (BA) eleito pelo povo nas eleições de outubro de 1996 tendo Laércio Muniz na vice! Concorreu ao executivo municipal contra a chapa formada pelo ex prefeito e ex Deputado Reinaldo Braga candidato a prefeito e o ex Deputado Henrique Sampaio, a nova chapa com o empresário foi apoiada pelo então prefeito José Magalhães. Eser Rocha e Laercio Muniz ganharam as eleições com 3600 votos de frente. Seu primeiro mandato foi de 1997 a 2001. Eser Rocha, nasceu na então cidade de Santo Inácio (BA) hoje distrito de Gentio do Ouro no dia 08 de novembro de 1937, filho do Sr. Edésio Rocha e de Dona Elça Moreira Rocha e, desde a adolescência trabalhou com o genitor, na venda de medicamentos, tornando-se um reconhecido prático de farmácia. Ainda jovem, juntando suas próprias economias Eser Rocha passou a trabalhar por conta própria e graças ao constante trabalho e perseverança tornou-se um dos grandes empresários de Xique-Xique sendo atuante em inúmeros ramos de atividades em áreas como supermercado, hotelaria, distribuição de bebidas, etc. Infelizmente um acidente tirou suas forças e deixou aquele que para muitos foi um dos melhores prefeitos de nossa terra. Hoje em dia o mesmo vive aos cuidados da família.

Como Prefeito Municipal escolheu os seguintes cidadãos para compor o seu secretariado: Chefe de gabinete (Gustavo José Santos Pinheiro); Procurador-Geral: (Edison Lopes Rocha); Secretaria Administração e Finanças (Osvaldo Barbosa); Secretaria de Educação e Cultura (Vilma Gomes dos Santos); Secretaria de Saúde (Eseir Rocha); Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Manoel Moura da Silva); Secretaria de Turismo, Lazer e Desportos (Arlete Carvalho Muniz); Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca (Marcelo Magalhães Franca); Secretaria do Trabalho e Ação Social (Esermílson Rocha) e Secretaria de Assuntos Extraordinário (Francisco Marçal Filho). A gestão do prefeito Eser Rocha foi uma das mais profícuas, com inúmeras realizações de vulto em beneficio da sede municipal, dos Distritos e das ilhas, beneficiando grandemente a população mais humilde.

1. – Na Área de Educação: construção de três novas salas de aulas no Colégio Municipal Senhor do Bonfim; Construção de escolas na Ilha do Paulista, bairro das Pedrinhas, Capão do Saco e povoado de Forquilha; Inaugurou no dia 13 de fevereiro de 1998 a Biblioteca Municipal Deputado Adão Moreira Bastos, ganhando sede própria; Assinou no ano de 2000 um Convênio com a Universidade Estaual da Bahia, trazendo para Xique-Xique a Licenciatura em Pedagogia – Primeiro Curso Superior da cidade; Construiu e inaugurou a Escola Municipal Joaquim Bartolomeu de Souza localizado na Rua João Guimarães, bairro São Francisco de Assis, com oito salas de aulas, grande área para recreação e lazer e todas as demais dependências necessárias a seu perfeito funcionamento, inclusive biblioteca, cozinha e refeitório para servir merenda escolar; Promoveu uma grande reforma geral no Estádio Dr. Hélcio Bessa; Adquiriu um ônibus para fazer o transporte dos professores lotados no Ginásio Municipal de Nova Iguira; Conseguiu, em 1999, a vinda para Xique-Xique do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, compra do imóvel sede da REXX-Residência Estudantil de Xique-Xique.

2.- Na Área da Saúde: Através da Secretaria Municipal da Saúde, estruturou e organizou todo o sistema municipal de saúde, criando um fundo municipal para esse fim; Adquiriu um ônibus, com uma carroçaria especial, adaptado com dois consultórios totalmente equipados com gabinete odontológico e gabinete médico e espaços para fins análogos, para atender nos distritos de Copixaba e Nova Iguira e em todos os povoados e lugarejos do interior do Município; Adquiriu uma nova ambulância para transportar para à Salvador os pacientes em estado muito grave; Assinou convênios com a Fundação Nacional de Saúde, órgão do Ministério da Saúde e com a Secretaria Estadual da Saúde, visando a melhoria do atendimento médico na cidade.

3. – Na Área de Saneamento: Implantou o sistema de esgoto sanitário e domiciliar na cidade em convênio especial com o Governo Federal.

4–Na Área de Turismo, Lazer e Desportos : O prefeito Éser Rocha participou, em agosto de 1997, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, de um grande evento promovido pela BAHIATURSA, tendo o município de Xique-Xique, sido incluído no plano estadual de estudos de assuntos de turismo. O governo estadual assinou um decreto estabelecendo interesse ambiental e turístico ecológico, na área referente à Lagoa de Itaparica, localizada a sudeste da sede municipal.

5. – Na Área de Obras : Deu uma nova fisionomia à Av.Dr. J. J. Seabra, transformando seu canteiro central num belíssimo calçadão, introduzindo bancos de cimento e arborização; A Rua Aurora recebeu um trabalho de embelezamento estético e de urbanização, com bancos, ajardinamento, arborização, um belo calçadão central e um parque infantil; Lançou, em junho de 1999, no Salão de Cultura José Barbosa e Silva, o Programa Soldado Mirim de Xique-Xique, recebendo integral apoio do Exército; Pavimentou as seguintes logradouros Rua Dr. Délio de Souza Ledoux, Rua Berto Vargas, Travessa Djalma Bessa, Travessa do Cemitério, Rua Dr. Clodoaldo de Magalhães Avelino, Rua José de Souza Nogueira, bairro São Francisco de Assis, Praça Lions Clube, Rua Quintino Bocaiúva e a Rua Principal do bairro de Pedrinhas; Fez uma ampla reforma no Terminal Rodoviário Marinho Carvalho; Perfurou vários poços tubulares e artesianos, no interior do município, beneficiando moradores de muitos povoados; Recuperou a estrada vicinal que interliga a sede municipal ao distrito de Iguira; Em junho de 2000 construiu o Parque Aquático Ponta das Pedras gerando lazer, emprego e salário para a população e atraindo o interesse turístico dos municípios vizinhos.

6. – Na Área Social: Implantou o Programa de Alimentação Alternativa; Criou a Casa do Doente, em Salvador.

7. – Na Área de Serviços Urbanos: Abriu concurso para garis que foram alocados ao sistema de limpeza da cidade e adquiriu novos veículos para a limpeza pública.

8. – Na Área do Trabalho e Desenvolvimento Econômico: Implantou a indústria de beneficiamento de produtos agrícolas com o nome de Empresa de Produtos Alimentícios de Xique-Xique – EPAX, localizada na Rua Vitória, centro da cidade; Construiu uma Estação de Piscicultura, no distrito de Nova Iguira; Criou o programa de aração de mini-propriedades agrícolas e de minifúndios de subsistência tendo em 1998 beneficiado 530 famílias; Criou a Guarda Municipal. Poder Legislativo – Na legislatura 1997-2001 a Câmara Municipal de Xique-Xique teve a seguinte composição: Valmir Magalhães (PL); Dário Antonio de Figueiredo (PL); Joaquim Lopes Rabelo (PFL) ; Manoel Moura da Silva (PL); Juscelino Paranhos Rio Branco (PTB); Everaldo Nilo da Franca Pinheiro (PSC); Sérgio Luiz Figueiredo Nogueira (PCdoB); Rúbison Bruno Lobo (PSDB); Edson Cosmo da Silva (PFL); Marivaldo Figueiredo Santos (PFL); Veralúcia Oliveira de Carvalho (PTB); Francisco Machado da Silva (PL) e Alcides Marcelino da Silva (PSC). Principais atos aprovados pela Câmara Municipal durante o mandato do Prefeito Eser Rocha: Lei Municipal n° 499, de 20 de outubro de 1997, proibindo o uso de cigarros, charutos, cachimbos ou similares de qualquer natureza no recinto das escolas públicas e particulares do município de Xique-Xique, mesmo nos pátios e nas áreas de lazer e desportos, em dias letivos; Concessão de título de cidadão xiquexiquense ao senador Antonio Carlos Magalhães, ao ex-governador Luiz Viana Filho (in memorian), deputado federal Félix de Almeida Mendonça, juízes de Direito Dr. Marinaldo Bastos de Figueiredo, Dr. Cláudio Césari Braga Pereira, Dr. Cássio José Barbosa Miranda, vice-governador Otto Roberto Mendonça de Alencar, João Batista Pacheco e a dom Luiz Cápio bispo diocesano de Barra.

Ativa participação na campanha para reabertura da agência local da Caixa Econômica Federal, que havia sido encerrada por determinação de sua direção geral em Brasília, realizando inclusive uma Sessão Especial, com o objetivo exclusivo de tratar somente do assunto; Foi realizada outra sessão especial para reivindicar à secretaria de Segurança Pública e ao governador da Bahia providências quanto à crescente violência verificada na cidade no que foi atendido pelo governador do estado. Começam as obras do Projeto Baixio de Xique-Xique, trazendo esperanças para o povo ante a promessa do governo federal de que seria implantado nas proximidades do Lago de Sobradinho, um arrojado projeto de irrigação que resultará no surgimento de milhares de empregos e toneladas de produção de uma gama variada de produtos agrícolas.

Adaptação: Adriano Brito,

Por Livro Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique.

FONTE: XIQUESAMPA E BLOG XIQUE-XIQUE.

2 comentários:

  1. Aí sim tem o meu respeito Eser Rocha foi pra hospital como um do melhor prefeito de xx mim lembro como hoje ele em uma boa campanha preste de ganhar do D°Ze Magalhães tava as eleições e infezlimente por ironia do destino aconteceu o triste acidente onde Reinaldinho filho ganho como vice que até hoje se tornou um bom prefeito.

    ResponderExcluir
  2. É maravilhoso ver a história do melhor prefeito que passou por xique Xique.

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.