Reaproximando Xiquexiquenses!

Reaproximando Xiquexiquenses!

POLÍCIA FEDERAL REALIZA OPERAÇÃO PARA AFASTAR PREFEITOS DE PILÃO ARCADO E IPIRÁ.


Investigação apura irregularidades na contratação de transporte escolar em seis cidades! A Polícia Federal (PF), com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), realiza na manhã desta terça-feira (21) uma operação com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de fraude a licitações, superfaturamento, desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro envolvendo a contratação do serviço de transporte escolar nos municípios de Alagoinhas, Casa Nova, Conde, Ipirá, Jequié e Pilão Arcado, todos na Bahia. Além das cidades do interior do estado também acontecem buscas e apreensões em Salvador. Dois carros da Polícia Federal estão estacionados em frente à loja de móveis Shopping do Escritório, na região do Lucaia. Os agentes, de acordo com os populares, chegaram ao local por volta das 6h. A loja permanece com as portas fechadas. De acordo com um funcionário, que preferiu não se identificar, a loja abre às 8h. Dois funcionários chegaram por volta das 7h40 e entraram na loja sem dar entrevistas. Às 7h50, um dos funcionários saiu do local. De acordo com ele,  o agentes estão no segundo andar do imóvel. "Não podemos falar nada. Essa foi a orientação que eles (agentes) nos deram", disse. Mais dois carros da Polícia Federal, um deles plotado, estacionou em frente à loja às 8h23. Dois agentes entraram no local - um carregava uma pasta. 



Uma advogada, que preferiu não se identificar, chegou às 9h05 na loja. Ela tinha uma entrevista de emprego marcada para às 9h. O cargo oferecido pela loja exigia conhecimentos em licitações. "Eu mandei meu currículo tem algumas semanas e eles entraram em contato solicitando a minha presença para uma entrevista. Não faço a menor ideia do que está acontecendo". Os agentes da PF levaram do local uma mochila, um computador e algumas pastas. Houve ação da PF também no  conjunto residencial Villaggio Panamby, no Horto Florestal. As primeiras viaturas da PF chegaram no local por volta das 5h. Os agentes deixaram o conjunto por volta 9h. Não há informações sobre o que foi apreendido. De acordo com a PF, cerca de 90 policiais federais cumprem 19 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, empresas e nas residências dos envolvidos no esquema. Além disso, a PF informou que cumpre um mandado de prisão preventiva e dois mandados de afastamento do cargo de prefeito, por 10 dias, nos municípios de Pilão Arcado e Ipirá. No total, 21 auditores federais de controle, da CGU, também participam das diligências.

Respostas: Entre os citados, a prefeitura de Alagoinhas divulgou nota de esclarecimento. Segundo o texto, os policiais "visitaram" prédios da administração municipal com a finalidade de investigar possível fraude no processo de licitação e contratação da empresa WS para transporte escolar, "contrato firmado pela gestão anterior e que não vigora mais na administração atual". As demais prefeituras ainda não se manifestaram.

FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Nenhum comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.