Reaproximando Xiquexiquenses!

Reaproximando Xiquexiquenses!

SÉRIE POVOADOS DE XIQUE-XIQUE! MARRECA VELHA .

O povoado ribeirinho de Marreca Velha fica as margens do Rio São Francisco, localizado a 40 Km da sede do município e cerca de 2.000 moradores! O padroeiro da comunidade é São José. As casas da Comunidade são divididas por duas grandes ruas paralelas, é uma das comunidades mais antigas da região, cuja origem relaciona-se com a vinda de famílias de origem judaica no inicio do século XVII que estavam em busca de terra, água e de um bom lugar para viver. Os movimento migratórios em tempos de paz, sempre estiveram associados a busca da terra prometida. Certamente os que embrenharam pelo sertão no século XVI buscavam lugares benfazejos que garantissem a longevidade. Um dos filhos queridos e ilustres nascido na comunidade é o Padre Claudivaldo de Sousa Nogueira, pároco da igreja matriz do Senhor do Bonfim nasceu na Marreca Velha. Padre Claudio chegou em Ipupiara no dia 24 de fevereiro de 2002, ficando por quase de 15 anos e foi não somente como líder espiritual, mais como amigo e um defensor da justiça em Ipupiara.

E foi assim, que um dos primeiros migrantes chegaram na Marreca Velha foi os da família "Marçal" que procuravam um território para a construção morar num lugar tranquilo e com muito água para plantar e pescar. Na Marreca Velha são captados as águas da Adutora do São Francisco, a obra teve um gasto de 190 milhões e foi realizada em três etapas. A primeira etapa vai de Xique-Xique  até Itaguaçu da Bahia, a segunda fase compreende o trecho entre Itaguaçu da Bahia a cidade de Central (75 km de Xique-Xique). A terceira etapa da obra vai de Central a Irecê. Da captação no Rio São Francisco, a água destinada abastece a população da micro-região de Irecê, percorrendo 122 quilômetros beneficiando moradores de 16 cidades. Esse projeto foi uma alternativa encontrada para o atendimento desses municípios situados na caatinga baiana que vêm sofrendo com a falta de chuvas. 

Por Adriano Brito.

FONTE: XIQUESAMPA.

Um comentário:

  1. A primeira família foi a familia soares de Manuel rodrigues soares onde era a fazenda rumo de dentro que hoje e o povoado de marreca a família mar al chegou muito tempo depois temos documntos

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.