Reaproximando Xiquexiquenses!

XIQUE-XIQUE! PESSOAS E FATOS HISTÓRICOS.

No final do período áureo da borracha de maniçoba Chique-Chique (1911) encontrava-se em chamas literalmente, havendo dezenas de moradores atravessado o Rio São Francisco e procurado abrigo em Icatu, como os comerciantes Francolino José dos Santos e Francisco Ferreira Lustosa (foto), que estabeleceram suas lojas naquela localidade da margem esquerda do Rio São Francisco, pertencente ao município de Barra!

Em 12 de dezembro de 1912 o Coronel Militão Rodrigues Coelho trouxe a Chique-Chique um batalhão de homens armados, para atender solicitação de seu aliado, Coronel Gustavo Teixeira da Rocha (foto), que se sentia ameaçado em sua fortaleza da Fazenda Carnaúba, por um coronel rival de Chique-Chique mesmo. Por medida de segurança o Cel. Militão se fez acompanhar de um batalhão de homens armados, (guarda-costas), pois Xique-Xique estava conflagrado pelo grande conflito, que ficou conhecido pelo nome de ‘Barulhos de Chique-Chique’. Essa visita foi uma demonstração de força, colocando-se a disposição do amigo.

O primeiro intendente municipal de Xique-Xique foi o coronel Gustavo Magalhães Costa (Foto). Antes de 1928 (Quando a vila foi elevada a cidade), foram intendentes: João Martins Santiago, Ciro Medeiros Borges, José Adolfo de Campo Magalhães, Manoel Teixeira de Carvalho, e outros.

Adaptação Final: Adriano Brito

FONTE : AVOZ.

Nenhum comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.